Exames preventivos em odontologia

Publicado no Jornal Bem Estar – Novembro / 2010

Sempre quando falamos em saúde e bem estar pensamos em uma alimentação equilibrada, na prática de exercícios físicos, em ter uma boa relação familiar, um trabalho que nos gratifique, ou seja, todos os ingredientes que em conjunto seriam suficientes para se ter uma vida saudável. Muitas pessoas que apesar de buscar ter uma vida norteada por estes preceitos desenvolveram ou podem vir a desenvolver determinadas patologias que por sua vez também poderiam ser evitadas através de exames de preventivos de rotina, é o que se propõe em uma odontologia com foco na saúde global do paciente, onde os exames preventivos de câncer de tecidos mole e de origem dentária têm seu lugar.

Um dos maiores desafios da medicina moderna é a luta contra o câncer, milhares de pacientes no mundo inteiro padecem com esta enfermidade e muitos deles não vencerão esta luta. Campanhas de esclarecimento são feitas para prevenção dos vários tipos de câncer que atingem praticamente todos os órgãos e tecidos e muitos deles já são bem conhecidos, como os miomas, os carcinomas, etc. o fato é que tumores também ocorrem na cavidade bucal e por este motivo necessitam de exames periódicos de rotina. Com exemplo podemos citar todos os cistos e tumores odontogênicos, tumores com origem nos tecidos dentários, onde alguns deles são extremamente malignos, podendo levar o individuo ao óbito em pouco tempo, caso não seja tratado. Estes tumores na maioria das vezes são detectados em exames de rotina como um RX Panorâmico, exame recomendado como preventivo de câncer a partir dos 40 anos.

Os tecidos moles também merecem atenção especial no quesito prevenção de câncer bucal, pois exames do assoalho, da boca, palato, mucosa da bochecha e lábios, devem ser examinados periodicamente pelo próprio paciente, assim como nas mamas, este auto-exame pode salvar a vida de um paciente. Toda lesão que não cicatrizar em um período superior a 15 dias, tendo ou não bordas elevadas, deve receber atenção especial, deve-se procurar um cirurgião-dentista para uma avaliação mais criteriosa.

A questão do siso é praticamente um capitulo aparte, pois uma das perguntas mais comuns sobre o tema é porque motivo retirar os sisos se eles nem nasceram, o fator problema que indica a remoção dos sisos inclusos, intra-ósseos, está justamente na relação direta com a origem dos tumores de origem dentária, todos os dentes possuem uma membrana que os protege de uma reaborsorção por parte das células do próprio organismo até o momento de sua erupção, porem se este dente se mantiver dentro do tecido ósseo por um período superior ao seu período natural de erupção, por volta dos 18 anos, aumenta a probabilidade de desenvolvimento da proliferação tumoral das células desta membrana, o câncer propriamente dito. Obviamente teríamos muitas outras razões a enumerar para indicar a remoção dos sisos, mas estas não estão em nosso tema desta vez.

Dentro de um conceito de promoção de saúde, não podemos abrir mão de determinadas práticas que visam a prevenção de determinadas patologias e no caso específico dos tumores cancerígenos o diagnóstico precoce tem se mostrado um fator decisivo para a cura efetiva desta doença, incorporemos então estes exames em nossa lista obrigatória.

10 respostas a Exames preventivos em odontologia

  1. V2 Cig Review disse:

    I’m nοt that much of a online readeг to be honеst but your blogѕ reаllу nicе, keep it up!
    I’ll go ahead and bookmark your site to come back later on. All the best

  2. Aurora disse:

    Very descriptive blog, I loved thаt bit. Wіll therе be a part
    2?

  3. Seth disse:

    Thanks to my father who shared with me on the
    topic of this website, this weblog is in fact awesome.

  4. zquiet cost disse:

    Useful іnfo. Lucκy me I discoverеd youг wеbsіte by accident, and I’m surprised why this coincidence did not happened in advance! I bookmarked it.

  5. Rodney disse:

    We stumbled over here different website and thought
    I might as well check things out. I like what I
    see so now i am following you. Look forward to looking
    over your web page for a second time.

  6. I usually do not create a lot of comments, but after reading some of the remarks on Exames preventivos em odontologia | Pereira da Cunha Odontologia.
    I actually do have a couple of questions for you if you do not mind.
    Could it be just me or do some of these responses
    appear as if they are written by brain dead visitors? :-P
    And, if you are posting at additional social
    sites, I would like to keep up with you. Would you post a list of every one of your shared sites like
    your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

  7. Nice post. I learn something new and challenging
    on sites I stumbleupon everyday. It will always be useful to read
    content from other authors and use a little something from other sites.

  8. textbash.com disse:

    Hello colleagues, its great piece of writing regarding
    teachingand completely explained, keep it up all the time.

  9. Scotty disse:

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this,
    like you wrote the book in it or something. I think that you can do
    with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is wonderful blog.
    A great read. I will certainly be back.

  10. Hey there I am so excited I found your webpage, I really found you by accident, while I was researching on Askjeeve for something else, Regardless I am here now and would just like to say thanks for a marvelous post and a all round

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>